Pente-fino do Bolsa Família será iniciado este ano

O Bolsa Família, programa criado há 20 anos no primeiro mandato de Lula como presidente, volta em 2023 a ser o programa de transferência de renda do Governo Federal. O retorno faz com que o Auxílio Brasil, programa criado durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro, deixe de existir.

Ainda não foram divulgadas todas as novas regras do programa, apesar dele ter sido uma das propostas mais divulgadas durante a campanha de Lula nas eleições de 2022. O que tem sido dito, e foi reforçado no discurso de posse do presidente, é que a prioridade do governo neste ano é tirar o Brasil do mapa da fome.

Por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19, o número de beneficiários do Auxílio Brasil cresceu expressivamente, até por se tratar de uma medida emergencial do governo. Isso fez com que o programa terminasse o ano de 2022 tendo 21 milhões de famílias cadastradas.

Já foi confirmado que, nos primeiros meses de 2023, todos os brasileiros inscritos no Auxílio Brasil continuarão recebendo o benefício da distribuição de renda. Mas o depósito só será mantido até que a reestruturação do Bolsa Família seja finalizada, o que deve acontecer nos primeiros 90 dias do ano.

Sendo assim, após a divulgação das novas diretrizes e regras do Bolsa Família, haverá cortes na lista de famílias cadastradas no benefício.

Wellington Dias, ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, justifica a decisão afirmando que a prioridade do programa é dar suporte às famílias que vivem em extrema pobreza ou em situação de insegurança alimentar.

Fonte: https://fdr.com.br/2023/01/31/pente-fino-do-bolsa-familia-sera-iniciado-e-voce-deve-atualizar-estes-dados-no-cadunico/

Para visualizar o conteúdo desative o bloqueador de anúncios!